Quem precisa de um carro com boa capacidade para transportar bagagem costuma atentar apenas para o volume do porta-malas como fator decisivo de compra. Há, porém, um outro quesito que não pode ser esquecido: a carga útil, número que determina o peso máximo que o veículo pode acomodar.
Para calcular a carga útil, precisa de saber o peso máximo permitido para o veículo e o peso do veículo sem qualquer carga. Os pesos são definidos pelo fabricante e podem ser encontrados no manual, nas placas de identificação ou nos documentos de registo do veículo.
Essa é a medida que expressa a capacidade de carga útil. É o peso somado de tudo aquilo que o veículo pode carregar, incluindo a sua carga máxima, mais o motorista e os passageiros (no caso dos ônibus).
Ficha técnica Chevrolet Celta LT 1.0 (Flex) 2016Altura (mm)1.408Largura (mm)1.626Comprimento (mm)3.788Peso (Kg)890Tanque (L)54
Por causa disso, quanto mais leve for o veículo, menos carga ele vai suportar. Aqueles 700 kg de peso, por exemplo, serão 70% do Chevrolet Onix (1.023 kg), mas quase 100% do Renault Kwid, que pesa apenas 758 kg. Como indica o manual do Kwid, o máximo de peso que ele suporta são 415 kg, segundo o manual do proprietário.
Um porta-malas com 500 litros de capacidade suporta cerca de 200 quilos, por exemplo, e isto é bastante peso para bagagem normal de viagem de uma família.
Se cada um dos ocupantes pesar 90 kg, por exemplo, já serão 450 kg de carga extra. Se cada um tiver 50 kg de bagagem, o total vai para 700 kg. Agora, considere que um carro compacto pesa, em média, 1.000 kg. Uma carga de 700 kg representaria 70% do peso do veículo, um aumento bastante significativo.
Peso: 909 kg em ordem de marcha, com 400 kg de capacidade de carga. Capacidade do tanque de combustível: 48 litros. Capacidade do porta-malas: 280 litros.
Ter uma atração física ou mental por alguém.
Peso do conteúdo, sem contar com o peso da embalagem ou invólucro, por oposição ao peso bruto.