A raposa responde que cativar significa criar laços, passar a ter necessidade do outro, e exemplifica: "Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti.
A famosa frase da raposa para o "pequeno príncipe" ficou gravada na memória de gerações que leram a tradução de dom Marcos da seguinte forma: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Gullar adaptou para: "Você é eternamente responsável por aquilo que cativou".
Significado de Cativas O mesmo que: convences, prendes, seduzes, sujeitas, aprisionas, enamoras.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Cada um é responsável por aquilo que cativa. Cada um tem de mim exatamente o que cativou, e cada um é responsável pelo que cativou, não suporto falsidade e mentira, a verdade pode machucar, mas é sempre mais digna.
Quando ensina sobre a importância de ser cativada, a raposa também destaca para o pequeno príncipe o fato de que, quando se cativa alguém, também se é responsável por aquele que cativamos. É da raposa a frase: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Antoine de Saint-Exupéry The Little Prince/Autores
Este diálogo do Pequeno Príncipe e sua rosa é um parábola sobre a natureza do amor verdadeiro. O Pequeno Príncipe deixa seu Planeta por causa da rosa, mas é também a razão pela qual ele quer voltar. Uma relação complexa e controversa entre os dois, que reflete o que acontece quando duas pessoas se amam.
Não cativar significa que não criamos laços, não dependemos de nada, estamos soltos, somos como folhas ao vento. Porém, isso não é uma liberdade positiva. ... Não é uma necessidade de possessão, mas sim uma necessidade de encontro na liberdade do outro.
Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…
Cativar, dizem os dicionários, nada mais é do que encantar, seduzir, atrair, fascinar, conquistar a simpatia dos outros e ser admirado. Significa que quando você cativa e se deixa cativar sente-se feliz por fazer bem às pessoas, além de resultar em seu crescimento pessoal.