Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência. Vejamos alguns exemplos de CATÁFORA: A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado. ... Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.
Significado de Catafórico adjetivo Que faz referência à catáfora, ao fenômeno linguístico em que um termo, ao final da frase, recupera o sentido de outro termo mencionado anteriormente. ... Catáfora + ico.
1. Que encerra anáfora (ex.: pronome anafórico, relação anafórica). 2. Relativo a anáfora.
A anáfora é um dos elementos de coesão do texto. Por meio da anáfora se realizam as retomadas que contribuem para o engajamento e a progressão do texto. ... anáfora resumitiva. Abordaremos a definição de cada uma delas com exemplos extraídos do corpus escolhido.
a) Catáfora – dizemos que há catáfora, quando um termo se refere a outro que vem à frente e lhe dá, a partir deste, o seu sentido estricto, rigoroso. Dois exemplos: ... Conclusão: referência catafórica pode ser uma referência em que haja uma catáfora. Ou uma referência semelhante a uma catáfora.
Geralmente, a anáfora resgata uma informação citada anteriormente no texto. Já a catáfora é uma expressão que apresenta uma informação que ainda vai ser trabalhada no texto.
É quando um termo retoma outro no texto, fazendo uma substituição de palavras, com isso, o texto fica mais claro e melhor redigido.
Segundo o site Infopédia (Dicionários da Porto Editora), dêitico é o "elemento linguístico que não tem sentido por si só, pelo que a sua função é fazer referência, num enunciado, à situação, ao momento de enunciação ou aos interlocutores".