O caseum, também chamado de cáseos ou cáseos amigdalianos, são pequenas bolinhas brancas que podem surgir na garganta e que acontecem devido ao acúmulo de restos de alimentos, saliva e células da boca, sendo responsáveis pelo mau hálito, garganta inflamada e, em alguns casos, dificuldade para engolir.
Para prevenir o acúmulo de alimentos nas amígdalas e consequentemente a formação dos cáseos, é fundamental beber muito líquido durante o dia para limpar as criptas das amígdalas.
Caseum ou cáseos amigdalianos são pequenas bolinhas esbranquiçadas ou amareladas, com odor forte e desagradável, que se formam na garganta....Os principais sinais e sintomas de caseum incluem:
No entanto, é importante lembrar que a presença de bolinhas amarelas ou esbranquiçadas nas amígdalas, sem outros sintomas, pode ser apenas sinal de caseum.
A presença de caseum pode levar ao incômodo local, mau hálito, inflamações e até infecções. Geralmente não ocasiona quadros graves, não possui associação com Câncer por exemplo... Existem diversos tratamentos, a remoção das amígdalas não é o único, nem mesmo o de primeira escolha na maioria dos casos.
Os 5 principais alimentos que causam mau hálito
O que fazer se você tiver cáseos amigdalianos A notícia ainda melhor é que você pode impedir que eles ocorram. Escovar os dentes regularmente removerá os restos de comida, bactérias e outros detritos da sua boca antes que eles tenham a chance de ficar presos nas amígdalas.
Na grande maioria dos casos, os remédios usados para tratamento das amidalites são derivados da penicilina, especialmente a penicilina potássica ou a benzatina. Também são usadas outras drogas como ampicilina e amoxicilina associada ao ácido clavulânico.
Pode ainda ser removido das amígdalas mediante a utilização de instrumentos ou "apertando-se" as amígdalas, podendo gerar ferimentos nestes casos. Esta condição afecta uma significativa percentagem da população, na ordem dos 10%, podendo durar anos ou a vida inteira.
Causas. Os cáseos amigdalianos se formam quando há um acúmulo de detritos na superfície das amígdalas. Isso ocorre porque a superfície das amígdalas não é lisa: ela é cheia de sulcos (pequenos buracos) nos quais detritos e outras substâncias podem se acumular.