1. Dermatite seborreica. Também conhecida como caspa ou seborreia, a dermatite seborreica é uma inflamação na pele que provoca descamação, vermelhidão, ferimentos em forma de crosta amarelada e coceira que pode surgir no couro cabeludo ou em outras áreas como face, como sobrancelhas, orelhas e cantos do nariz.
Na verdade, um problema se desenvolve com a ajuda do outro: a caspa é o nome dado à descamação que surge nos quadros de dermatite seborreica. O quadro se desenvolve a partir da predisposição familiar e pessoal, do aumento na produção de sebo e através de fungos, que colaboram para a inflamação da região.
Na maior parte dos casos, a irritação do couro cabeludo é provocada pela presença de caspa e, por isso, a melhor forma de tratar esse problema consiste em lavar o cabelo com um shampoo anti-caspa e evitar usar água muito quente, já que pode ressecar a pele e piorar a irritação.
Não tente retirar as casquinhas com as unhas para não machucar a pele do bebê. A Dra. Vânia Oliveira de Carvalho reforça que a crosta láctea não deve ser removida com a escova, já que isso pode irritar o couro cabeludo: "Podem ser utilizados produtos específicos para remover as crostas delicadamente".
Boné, secador de cabelo e tratamentos químicos são alguns dos fatores que contribuem para intensificar a caspa. Por motivos que vão de estresse a banhos com água muito quente, as glândulas sebáceas, localizadas na base do folículo capilar, incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso.
O segredo para acabar de vez com a caspa é manter a oleosidade do couro cabeludo controlada. Para isso, lavar o cabelo com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, pode ser a solução, especialmente nos momentos em que existe mais caspa.
Couro cabeludo descamando: principais causas A caspa ocorre pela descamação em excesso do couro cabeludo e um dos motivos é a oleosidade excessiva na região. Esse sebo que fica na raiz pode acontecer por causa de mudanças climáticas, alterações hormonais e até mesmo o uso de produtos inadequados nos fios.
Fatores como uso de secadores e chapinhas, banhos quentes demorados, excesso de produtos químicos no cabelo, exposição ao sol, consumo de álcool e má alimentação podem fragilizar essa região, fazendo com que a produção de sebo aumente, e o micro-organismo se prolifere além do normal.
6 formas de acabar com a caspa
Queda acentuada, oleosidade excessiva e ressecamento são as principais causas do problema. Além dos penteados com uma maior tração, ou seja, muito apertados, como coques e rabos de cavalo altos, as causas de um couro cabeludo dolorido podem estar em problemas capilares bem comuns.