Resposta: Sufrágio censitário é a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que atendam a certos critérios econômicos.
O que é o voto censitário?
O Voto censitário era a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que possuíam certos critérios que comprovassem uma situação financeira satisfatória.
Quando o voto passou a ser universal no Brasil?
Entre 19, o Brasil ficou sem eleições presidenciais em decorrência do Estado Novo (Brasil). Apenas em 1988, com a nova constituição, analfabetos foram incluídos, finalmente caracterizando o sufrágio no Brasil como universal, porém os analfabetos continuaram inelegíveis nessa nova constituição republicana.
Qual o significado do voto censitário?
O voto censitário não é um sistema aplicável em estados democráticos, justamente por ferir alguns dos princípios básicos da democracia: a soberania exercida pelo povo, de modo igualitário e sem discriminações. Saiba mais sobre o significado da Democracia.
Quais são as características da Constituição de 1824?
Características da Constituição de 1824 o regime de governo estabelecido foi a monarquia hereditária. Existência de Quatro poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e o Poder Moderador.
Qual a diferença entre o voto censitário e a Revolução Francesa?
Essa medida exclui os mais pobres do processo eleitoral. O voto censitário e a Revolução Francesa estão intimamente ligados. Após a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em agosto de 1789, foram reconhecidos o direito à propriedade, à liberdade, à igualdade jurídica e o direito de resistir à tirania e opressão.
Quanto tempo durou a Constituição de 1824?
A Constituição de 1824 durou 65 anos e até hoje foi a que mais tempo vigorou no Brasil. Salvo o Ato Adicional de 1834 não foram introduzidas nenhuma alteração significativa no texto desta Constituição.