O capital natural é um termo que designa o estoque de recursos naturais renováveis e não renováveis na terra. Por exemplo, o ar, as plantas, os animais, a água, os solos, os minerais… ... É um modo de justificar a conservação do capital natural para tomadores de decisão.
É o estoque de recursos naturais renováveis e não renováveis (por exemplo, plantas, animais, ar, água, solos, minerais) que quando combinados proporcionam benefícios às pessoas.
O conceito de capital natural nos ajuda a entender a base na qual toda a economia se apoia e, consequentemente, os limites para seu crescimento. É nesse capital que está considerada a capacidade do planeta de fornecer os recursos naturais que alimentam a economia e de reciclar e absorver seus resíduos.
Entende-se por capital natural o estoque de recursos naturais (água, ar, solo, fauna, flora, etc.) que produz o fluxo de bens e serviços para a sociedade por meio de serviços ecossistêmicos. ... Assim, uma ferramenta que ajuda a entender e visualizar melhor a importância do meio ambiente é a valoração do capital natural.
Entendemos por "capital natural", uma figura de linguagem que representa as riquezas expressas no ambiente, desconectadas de forma direta de lucros financeiros e materiais. Assim como "capital cultural", o termo "capital natural" simboliza um certo poder, seja econômico, social ou político.
A sustentabilidade fraca é definida pela ideia de sustentabilidade defendida na década de 70, quando a principal preocupação era devolver aquilo que havia sido consumido.
O capital natural é um termo que designa o estoque de recursos naturais renováveis e não renováveis na terra. Por exemplo, o ar, as plantas, os animais, a água, os solos, os minerais…
É função do capital natural, para os Seres Humanos e para os demais seres vivos e existentes; manter a dinâmica ecológica dos ambientes e oferecer bem-estar social com base no princípio da sustentabilidade. ... Nessas situações, ocorre a transformação do capital natural em capital natural crítico.
Por um lado, a perda de capital natural é uma perda de riqueza pública. Serviços de ecossistemas são benefícios públicos mais ou menos grátis. Não é a fortuna de determinadas pessoas ou dos acionistas que está em jogo – embora seja, se assim quiser, a riqueza dos acionistas globais.
A valoração do capital natural é um instrumento que tenta estimar um valor econômico ou, em outras palavras, precificar os bens e serviços prestados pela natureza. ... A soma desses valores corresponde ao valor econômico dos recursos ambientais (Vera).