O tratamento da gastroenterite envolve muito repouso e reposição de líquidos com sais de reidratação oral ou soro caseiro, água e água de coco. A alimentação deve ser leve e de fácil digestão para oferecer os nutrientes necessários, sem provocar vômito ou diarreia.
Os grãos e cereais integrais, apesar de conter mais nutrientes como fibras e proteínas, são de difícil digestão, portanto não recomendados por quem tem gastroenterite. Então a melhor opção são os pães macios, arroz branco enriquecido ou até mesmo arroz integral, desde que esteja bem cozido e macio.
A maioria das gastroenterites é causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados por bactérias (Salmonella, Shigella, Campylobacter, E. coli, entre outras) ou vírus (Rotavirus, Norvovirus, Adenovirus, entre outros).
Sintomas podem durar até 15 dias Normalmente, a inflamação costuma durar entre três e cinco dias, mas os sintomas —principalmente a diarreia — podem permanecer por até 15 dias. O mais comum é que o quadro regrida sozinho. Não há remédios para curar o problema, apenas para amenizar os sintomas.
Antibióticos orais indicados para gastroenterites infecciosasa*OrganismoAntibióticoDose para adultosGiardia intestinalis (G. lamblia)Metronidazol250 mg 3 vezes ao dia por 5–7 diasTinidazol2 g dose únicaNitazoxanida500 mg 2 vezes/dia por 3 diasShigellaCiprofloxacino500 mg 2 vezes/dia por 5 dias
O suchá de camomila e a vitamina de maracujá são excelentes remédios caseiros para quem sofre com síndrome do intestino irritável, pois contêm alimentos com propriedades calmantes que ajudam a relaxar e a evitar os sintomas de quem tem síndrome de cólon irritável como dores de barriga, diarreias ou prisão de ventre.
Alimentos que devem ser evitados
As frutas mais indicadas são: maçã, banana e goiaba. Os demais alimentos devem ser reintroduzidos na dieta gradualmente, começando com aqueles que são mais leves e de fácil digestão, como arroz, cereais e carnes magras.
A infecção viral é a mais comum e altamente contagiosa, seus principais agentes são Rotavírus, Norovírus, Astrovírus, Adenovírus e Sapovírus. Já a gastroenterite bacteriana é frequentemente associada à contaminação de água e alimentos e podem ser ligadas às bactérias Salmonella, E.
A duração da gastroenterite vai depender de sua causa. As virais, por exemplo, podem durar dias, chegando a passar de uma semana em adultos ou 10 dias em crianças. Em geral, os sintomas mais fortes das gastroenterites tendem a durar de 2 a 4 dias.