Bequadro, dobrado sustenido e dobrado bemol.
A cifragem do acorde é Bb e lemos essa cifra assim: Si bemol maior. É comum no entre os músicos não se falar a palavra maior, e sim apenas Si bemol. ... Exemplo, se tirar o bemol do acorde termos apenas o acorde de Si maior.
Já o bemol é a nota mais próxima na direção dos graves (formando o Sol bemol ou Gb). Ou seja, toda vez que o sinal de sustenido (#) é acrescentado a uma nota ou acorde, significa que foi feita uma elevação em meio tom, ficando ligeiramente mais agudo.
Vamos à prática, para o acorde de Si bemol (Bb): A escala maior é: Si bemol – Dó – Ré – Mi bemol – Fá – Sol – Lá – Si bemol …e assim continuamos…
[ Música ] Sinal gráfico que repõe no tom natural a nota alterada pelo sustenido ou pelo bemol.
Si bemol maior (abreviatura no sistema europeu Si♭ M e no sistema americano B♭ é a tonalidade que consiste na escala maior de si bemol, e contém as notas si bemol, dó, ré, mi bemol, fá, sol, lá e si bemol. Sua armadura contém dois bemóis.
Então, para transformar um acorde inteiro em bemol vamos diminuir meio tom de TODAS AS NOTAS do acorde natural! O acorde natural que temos é o Sol Maior, com as notas Sol, Si e Ré....Diminuindo meio tom de todas as notas ficará assim:
A sua tonalidade relativa é dó menor, e a sua tonalidade paralela é mi bemol menor....Mi bemol maiorHomónimaMi bemol menorNotasMi♭, Fá, Sol, Lá♭, Si♭, Dó, Ré, Mi♭
Já vimos que as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si são chamadas assim (naturais) porque não possuem acidentes, ou seja, não estão marcadas com sustenidos nem bemóis. O simbolo # chama-se sustenido, ele serve para aumentar um semitom (1 casa) a nota natural.