A autonomia profissional é definida como a liberdade de tomar decisões ágeis e obrigatórias, que são consistentes à prática do enfermeiro, como também a liberdade para agir sobre essas decisões.
Fatores que fortalecem a autonomia. Ser experiente, ter conhecimento técnico-científico, se relacionar bem com a equipe, ter a profissão reconhecida e valorizada, também são fatores que reforçam a autonomia do enfermeiro no ambiente hospitalar.
A autonomia do enfermeiro no seu processo de trabalho é componente fundamental para a manutenção das conquistas legais da profissão e implica diretamente a tomada de decisão para a condução do cuidado de enfermagem.
Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. ...
O princípio de autonomia do paciente é um dos pilares da bioética. Segundo este conceito, ao paciente deve ser dado o poder de tomar as decisões relacionadas ao seu tratamento. Trata-se de um componente importante da ética médica moderna, que tem recebido bastante interesse na literatura atual.
A autonomia no trabalho pode ser entendida como a habilidade de estar no comando das próprias ações, experiências e atitudes dentro da empresa.
A autonomia profissional do enfermeiro corresponde à realização de ações de enfermagem por meio da utilização de habilidades, conhecimentos e atitudes para tomar decisões e resolver situações no seu espaço de atuação.
Foi possível pontuar quatro etapas a serem seg uidas para se atingir uma decisão: análise da situação; elaboração e avaliação das alternativas; implementação e seu monitoramento. Esta estrutura do Processo de Tomada de Decisão é singular, uma vez que representa a visão deste grupo de Enfermeiros.
O enfermeiro só assumirá mais plenamente sua responsabilidade legal perante o ser humano e comunidade sob seus cuidados, quando reconhecer que sistematicamente deve revisar e atualizar a metodologia do processo de Enfermagem, definindo desse modo um determinado estilo de assistência.