O antraz é uma doença infecciosa grave causada por uma bactéria gram-positiva em formato de haste, conhecida como Bacillus Anthracis. A bactéria pode ser naturalmente encontrada no solo e, em geral, afeta animais domésticos e silvestres ao redor do mundo.
O Antraz é uma doença grave causada pela bactéria Bacillus anthracis, que pode causar infecção quando as pessoas entram em contato direto com objetos ou animais contaminados pela bactéria, quando ingerem carnes de animais contaminadas ou quando inalam esporos dessa bactéria presentes no ambiente.
Os pacientes afetados com casos localizados ou não complicados de antrax cutâneo devem ser tratados com ciprofloxacina oral ou doxiciclina por 60 dias. A Amoxicilina oral pode ser utilizada se melhora clínica.
anthracis tem forma de bastonete e é Gram-positiva. É anaeróbico facultativo e agente patogénico obrigatório. Cada célula tem entre 1-6 micrómetros de comprimento. A bactéria produz endósporos que repousam no solo e podem permanecer décadas no estado dormente.
Carbúnculo ou antraz é uma infeção causada pela bactéria Bacillus anthracis.
Quando esta se encontra em condições extremas, ela produz esporos, organismos de resistência dentro da célula bacteriana, que podem ser cortados em camadas finíssimas de pó, se transformando em aerossol e, logo, uma arma biológica.
O bacilo só seria isolado séculos depois, em 1876, pelo bacteriologista alemão Robert Koch (1843-1910) -que empresta seu nome a outra bactéria famosa, a da tuberculose. Num feito inédito, ele demonstrou que a doença era causada por um microrganismo, trabalho que inaugurou uma nova ciência, a microbiologia.