O aumento do volume de tonsilas é uma das principais causas de problemas respiratórios durante o sono. A respiração oral e o ronco são sintomas comuns nas crianças14.
As tonsilas faríngeas são estruturas de tecido linfoide localizados na nasofaringe. Junto com as amígdalas ou tonsilas palatinas fazem parte do Anel Linfático de Waldeyer que é o mecanismo de defesa fisiologicamente natural do corpo contra alérgenos e microorganismos inalados.
As tonsilas foram classificadas segundo critérios de Brodsky: grau 0 = tonsilas palatinas situadas dentro da loja tonsilar; grau 1 = tonsilas situadas além das lojas tonsilares, ocupando menos que 25% do espaço aéreo da orofaringe; grau 2 = tonsilas ocupando mais do que 25 e menos que 50% do espaço orofaríngeo; grau 3 ...
Tonsilas Palatinas, ou Amígdalas, são estruturas arredondadas presentes na orofaringe, constituídas por aglomerados de tecido linfoide e, como as adenoides, também fazem parte do anel de Waldeyer. São grandes aliadas do sistema imunológico, principalmente na faixa etária dos 5 aos 7 anos.
As tonsilas palatinas e faríngea são órgãos linfoides imunologicamente reativos, que manifestam anticorpos específicos e atividade de células B e T em resposta a uma variedade de antígenos, desempenhando funções de imunidade humoral e celular.
As tonsilas palatinas, antigamente chamada de amígdalas, são estruturas formadas por uma massa de tecido linfoide, localizadas em ambos os lados da garganta. ... Essas estruturas, participam do processo respiratório e da deglutição, além de serem grandes aliadas do sistema linfático e imunológico.
As tonsilas constituem a primeira linha de defesa contra doenças e produzem leucócitos para ajudar o organismo a lutar contra infecções, combatendo as bactérias e os vírus que entram no organismo através da boca, porém são órgãos vulneráveis a infecções por esses invasores, nesses casos, ocorrem as tonsilites".
As amígdalas se hipertrofiam em razão de infecções bacterianas, virais ou fúngicas . Uma causa comum de amigdalites é a amigdalite estreptocócica. Entre os vírus , se incluem o adenovírus, os vírus da gripe , os enterovírus , os vírus do herpes simples e outros.
Amígdalas são propensos à inflamação e alargamento. Isto pode levar a uma condição denominada amigdalite, que pode ser causada por uma bactéria ou vírus. Os sintomas podem incluir manchas brancas ou amarelas de pus nas amígdalas, dor de garganta, gânglios linfáticos inchados, dor ao engolir, febre e mau hálito.