Cientistas chineses demonstraram que é possível criar uma ilusão de óptica que faz uma passagem livre e desimpedida ter a aparência de um espelho. A brincadeira pode ficar muito mais interessante, já que não apenas as Alices, mas todas as suas amigas, poderão atravessar o espelho na parede.
Pressione a mão de cera aberta contra o espelho o mais forte possível, mas cuidado para não quebrá-lo. Em seguida, sem tirar a mão do espelho, soletre o seu nome ao contrário, lentamente, e depois sorria para seu reflexo, sem mostrar seus dentes.
Até o século XV, as pessoas só viam o reflexo embaçado do próprio rosto em uma poça de água. O espelho de vidro convexo foi inventado pelos venezianos por volta de 1.300, possivelmente em consequência do desenvolvimento das lentes de vidro usadas nos primeiros óculos (inventados em 1.280).
Na frente do metal fica uma camada de vidro, que dá solidez ao espelho e protege a película metálica contra riscos que distorçam a reflexão dos raios de luz. Um bom espelho reflete 90% dos raios de luz que incidem sobre ele. ... E o espelho já está pronto para você admirar sua beleza!
Por trás dela, existe uma camada escura, normalmente de tinta preta, que absorve a luz que vem de trás do espelho e impede que ela "vaze" pela camada refletora de metal. ... Um bom espelho reflete 90% dos raios de luz que incidem sobre ele. Por isso, o processo de fabricação é delicado.
Atualmente os espelhos são fabricados aplicando-se sobre a lâmina de vidro uma camada de prata, alumínio ou amálgama de estanho. Sobre esta cobertura metálica é aplicada uma substância protetora. Para espelhos de precisão, a camada metálica é aplicada por evaporação, em uma câmara de vácuo.
' Outra crença frequente na antiguidade era a de que os espelhos tinham a capacidade de capturar e reter o que quer que eles refletissem, para uso posterior. Esta crença antiga pode estar na origem do espelho que aparece no conto da Branca de Neve.