Um ativo é todo e qualquer bem que coloca dinheiro no seu bolso. Já um passivo é todo e qualquer bem que retira dinheiro do seu bolso. Portanto, utilizando a lógica de que um ativo coloca dinheiro no seu bolso e um ativo retira dinheiro do seu bolso podemos concluir que o imóvel próprio que você mora é um passivo.
Em contabilidade, ativo é um termo básico utilizado para expressar os bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que formam o patrimônio de uma pessoa singular ou coletiva e que são avaliados pelos respectivos custos.
É composto por bens como: o dinheiro, imóveis, equipamentos e mercadorias. Para cada pessoa singular o ativo representa o dinheiro que tem disponível e tudo o que lhe permite gerar rendimento: ações, juros de depósitos a prazo e de obrigações, rendas de imóveis arrendados.
Podemos sintetizar as diferenças entre ativos e passivos dizendo que os passivos financeiros são todos os bens que, de alguma forma, trazem despesas para uma pessoa ou uma empresa, enquanto os ativos financeiros são bens que de alguma maneira rentabilizam para ela.
A principal diferença entre ativos e passivos é que um ativo é algo que coloca dinheiro no seu bolso, enquanto um passivo é algo que tira dinheiro do seu bolso.
Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.
Alguns exemplos de ativos são: estoque (de produtos acabados ou de matéria-prima); bens, como máquinas, equipamentos e prédios; e ainda contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas a receber. A sede da empresa, por exemplo, se for própria, é contabilizada como um ativo, pois faz parte do patrimônio.