O TGO é conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Já o TGP é conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Ambos são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado.
O que significa TGO e TGP baixos no exame de sangue? Níveis reduzidos de TGO no sangue pode ser associado a azotemia, além de também ser observado em pacientes que fazem diálise renal crônica. E níveis reduzidos de TGP no sangue pode indicar infecção urinária.
TGO e TGP são enzimas produzidas, em sua maioria, no fígado. Quando seus valores estão desregulados, potencialmente diversas doenças podem estar em curso, portanto a avaliação médica e complementação diagnóstica são importantíssimas.
Níveis muito altos, acima de dez vezes o limite superior da normalidade, em geral, deve-se às hepatites agudas, na maioria dos casos causada por vírus. Quando isso ocorre, os valores permanecem elevados durante algumas semanas, e podem levar até três a seis meses para retornarem ao normal.
Os valores acima de 150 U/L geralmente indicam alguma lesão no fígado e acima de 1000 U/L pode indicar hepatite causada pelo uso de medicamentos, como paracetamol, ou hepatite isquêmica, por exemplo.
A diminuição de TGO e TGP podem ser causadas por: Azotemia (dificuldade do rim em excretar substâncias como ureia e creatinina), Diálise renal crônica (tratamento para pacientes com insuficiência renal), Infecção do trato urinário e.