Os aspargos são conhecidos pelo seu poder purificante devido às suas propriedades diuréticas e drenantes que ajudam a eliminar o excesso de toxinas do corpo. Além disso, o aspargo tem uma substância conhecida como asparagina ajuda a desintoxicar o corpo.
O aspargo tem gosto de vegetal suave e crocante, semelhante ao do talo do brócolis.
Os aspargos são geralmente cozidos no vapor ou fervidos em água, porém seu sabor é tão delicado que é melhor que sejam cozidos para menos do que para mais. Use-os por si só ou servidos como parte de uma salada, preservados para dias de inverno, em sopas, refogados ou fritos rapidamente, em quiches e guisados.
A parte superior pode ser cozida (cuidado com o tempo), refogada ou levada ao forno. Já a parte de baixo, perto do caule, por ser mas rígido é indicado que seja cortada em pequenos pedaços e usada em sopas, caldos ou batido de alguma maneira. Se você quiser armazená-los, faça isso antes de todo o preparo.
O chá de talo de aspargos, água do cozimento dos mesmos antes de usá-los para a culinária, tem um forte efeito diurético e depurativo sendo bastante utilizado em caso de mau funcionamento dos rins e problemas urinários.
Pois saiba, que os aspargos frescos são uma boa opção para cozinhar. Seu preço um pouco mais caro é explicado pela dificuldade em cultivar o vegetal, já que os caules crescem em ritmos diferentes e são, normalmente, colhidos manualmente. ... Veja duas receitas que compravam o sabor do aspargo fresco.
Podemos utilizar as palavras aspargo ou espargo sempre que quisermos referir uma planta de caule longo e pequenas folhas escamiformes, muito utilizada na culinária. A palavra aspargo é a mais utilizada no português do Brasil enquanto a palavra espargo é a mais utilizada no português de Portugal.
Bem Estar | Palmito pode substituir aspargos em receita de sopa fria Assista online | Globoplay.
Podem ser cozidos em água, no vapor ou grelhados. Saiba que os aspargos finos cozinham rapidamente, ficando crocantes por fora e macios por dentro. Enquanto isso, os aspargos grossos demoram mais e sua textura é um pouco áspera.
Iluminação: A meia-sombra ou sombra, porém em local bem iluminado. Rega: Mantenha a umidade do vaso, porém sem encharcá-lo. Substrato: O substrato deve ser rico em matéria orgânica. Adubação: Dê preferência ao adubo orgânico.