A 'artrite soronegativa' abrange um grupo de doenças que se apresenta com artrite inflamatória, mas sem um fator reumatoide positivo, portanto soronegativa. Uma história detalhada e um exame físico completo devem permitir a elucidação do diagnóstico na maioria dos pacientes.
Por outro lado, quando o exame é feito de forma automática, os valores de referência podem ser: Normal ou não reagente: menor que 20 UI/mL; Fracamente reagente ou fracamente positivo: entre 21 e 79 UI/mL; Reagente ou positivo: igual ou maior que 80 UI/mL.
Quando a AR ocorre associada à presença de Fatores Reumatóides ela é chamada de Artrite Reumatóide Soropositiva. Esta classificação é importante pois possui implicações na evolução e no prognóstico da doença. Como é feito o tratamento? Inicialmente, indica-se repouso, fisioterapia e antiinflamatórios.
Se você tem artrite reumatoide (AR), você pode estar em maior risco para certos tipos de câncer, devido à medicação ou à própria inflamação relacionada com a AR. "A melhor coisa que você pode fazer é estar ciente desses riscos, mas não se preocupe excessivamente. O risco de todas essas associações é pequeno.
adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que apresenta um sorodiagnóstico negativo.
O teste de fator reumatoide (FR) é utilizado principalmente para diagnosticar artrite reumatoide (AR) e auxiliar a diferenciá-la de outras formas de artrite ou outras doenças/estados clínicos que provocam sintomas semelhantes.
Exames de rotina:
O anticorpo anti-CCP é um novo marcador sorológico para a AR, com utilidade diagnóstica e prognóstica que suplementa o FR. A sua importância fica realçada diante da tendência atual de tratar a AR mais cedo e mais agressivamente com agentes que modificam o curso da doença.