Os Rios Voadores são uma espécie de curso d'água invisível que circula pela atmosfera. Trata-se da umidade gerada pela Amazônia e que se dispersa por todo o continente sul-americano. ... É exatamente essa umidade que forma os rios voadores.
A friagem é a incursão de ar frio, de origem polar, até as áreas de baixas latitudes. A entrada de ar frio na região amazônica é um fenômeno que ocorre todos os anos na parte sudoeste da região, porém algumas vezes esse ar frio pode ser tão intenso que ultrapassa a linha do equador e chega ao hemisfério norte.
A grande umidade evaporada pelas árvores gera "rios voadores" na atmosfera, que carregam vapor e geram correntes aéreas (ventos) que irrigam regiões distantes. ... O desmatamento altera os padrões de pressão e pode causar o declínio dos ventos carregados de umidade que vem do oceano para o continente.
Sinônimos de Fenômeno manifestação prodígio acontecimento milagre ocorrência maravilha fenômeno portento gênio mais...
O bioma representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no planeta. ... Também compreende a maior bacia hidrográfica do mundo com cerca de 6 milhões de km² e tem 1.100 afluentes.
O principal rio voador do Brasil nasce no oceano Atlântico, bomba de volume ao incorporar a evaporação da floresta Amazônica, bate nos Andes e escapa rumo ao sul do país.
Pororoca Pororoca ou mupororoca é a forma como são denominados os macaréus que ocorrem na Amazônia. Trata-se de um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas. Pororoca origina-se do tupi poro'roka, que é o gerúndio do verbo poro'rog, «estrondar».
Pode acontecer mais de uma vez na Amazônia Ocidental, de maio a agosto. O fenômeno climático é uma consequência da entrada das massas de ar polar atlântica, por meio das bacias hidrográficas do Prata e do Paraguai, quando recebe o ar frio das regiões de clima temperado da América do Sul.