O meme é um gênero emergente da internet cuja estrutura textual apresenta um cará- ter interdisciplinar, e por isso permite diversas compreensões, desde o foco temático ao qual o contexto foi estruturado até às depreensões expressas pelos sujeitos sociais no processo de leitura, haja vista que a imagem também é texto, ...
Meme é um termo criado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta e é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros).
O Meme pode ser uma frase, link, vídeo, site, imagem entre outros, os quais se espalham por intermédio de e-mails, blogs, sites de notícia, redes sociais e demais fontes de informação. É comum os Memes se transformarem nos chamados Virais, os quais se beneficiam para divulgar e propagar uma marca e ou serviço.
Dentro da web, os memes possuem grande responsabilidade de transmitir informações e humor para as pessoas, porém, nem sempre é possível, nesse caso é provocando transtornos nos internautas. ... e contribuindo tanto para perda da timidez quanto para o humor.
Ao usar memes na estratégia de marketing, sua marca cria conexão e potencializa o engajamento com os consumidores. Por meio de uma brincadeira, é possível criar uma conexão com o público com maior intimidade e confiança, deixando sua empresa ainda mais próxima do cliente.
Nós explicamos mores: esse termo foi usado pela primeira vez no livro "O Gene Egoísta" , escrito por Richard Dawkins, em 1976. Ele afirmava que meme era uma unidade de informação no cérebro, capaz de se multiplicar facilmente de pessoa para pessoa. Basicamente: uma ideia capaz de se tornar viral fácilmente.
Através da linguagem dos memes, o sujeito dialoga com seu interagente, problematizando e dando sentido ao conjunto de ideias que fluem no convívio social, as transformações que a sociedade passa, colaborando para a percepção do indivíduo como sujeito autônomo e dinâmico.
Tais piadas são, na verdade, consideradas como memes. O gênero textual meme é conceituado, por vezes, como um texto que abarca tanto a linguagem verbal quanto a não verbal, além de ser, como já explicitado, proveniente das redes sociais e da própria internet em si.