Significado de Areopagita substantivo masculino [História] Membro do areópago, antigo tribunal ateniense, conhecido pela imparcialidade e honestidade com que operava a justiça, cujas reuniões aconteciam a céu aberto na coluna dedicada à Marte.
Significado de Areópago substantivo masculino Antigo supremo tribunal de justiça de Atenas, conhecido pelo senso de justiça e pela integridade; encarregava-se do julgamento de casos religiosos e políticos. ... Etimologia (origem da palavra areópago). Do latim rectitudo.
1. [ História ] Antigo tribunal ateniense. 2. [Figurado] Assembleia de sábios ou pessoas eminentes.
Dionísio, o Areopagita ( /ˌdaɪəˈnɪsiəs/; em grego: Διονύσιος ὁ Ἀρεοπαγίτης, Dionysios ho Areopagitês) foi juiz no Tribunal de Areópago em Atenas, que viveu no primeiro século. Convertido ao Cristianismo, ele é venerado como santo por várias denominações.
Dionísio (ou Dioniso) é o deus grego do vinho, das festas e um dos mais importantes deuses da mitologia grega. Além de ter os conhecimentos de preparação do vinho, ele possuía o poder de criar drogas poderosas. Dionísio é considerado também o deus grego da natureza, da fecundidade, da alegria e do teatro.
O areópago ocupava um lugar especial na geografia da cidade e no coração dos atenienses. Creditavam-lhe uma fundação divina. Ninguém menos do que a deusa Atena, a deusa protetora da cidade, escolhera os seus primeiros juizes, "atados por um grande juramento" compondo "um augusto tribunal", tornado por ela perpétuo.
Concretamente, o texto original usa as palavras hebraicas dôm e 'amad para designar o que o Sol e a Lua fizeram, respectivamente. A primeira tem vários significados, de estar em silêncio a emudecer, passando por permanecer imóvel. A segunda significa tanto deter-se quanto parar ou manter.
2. Areópago. O areópago era a parte nordeste da Acrópole em Atenas e também o nome do próprio conselho que ali se reunia. Além de supremo tribunal, o conselho também cuidou de assuntos como educação e ciência por algum tempo.
O Deus Dionísio era conhecido como o deus da libido e influenciava diretamente na fertilidade. É um dos mais importantes deuses da religião e mitologia grega. ... O deus foi o último a ser aceito no Olimpo e também o único filho de um simples mortal. Essa particularidade o fez ser uma divindade atípica e diferenciada.
São Dinis de Paris ou São Dionísio de Paris (em francês: Saint Denis de Paris) foi um mártir e santo cristão, tendo sido bispo de Paris no século III. Segundo a tradição, São Dinis ainda caminhou até sua igreja logo após ser decapitado. ... É venerado pela Igreja Católica Romana como co-padroeiro de Paris.