De uma forma mais resumida e simplificada, a Jurisprudência é o conjunto de decisões e entendimentos dos tribunais a respeito de um tema específico. ... Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Superior Tribunal de Justiça (STJ); Supremo Tribunal Federal (STF).
Jurisprudência é o conjunto de decisões judiciais em um mesmo sentido proferida pelos tribunais.
Jurisprudência é o resultado de uma série de decisões proferidas por tribunais que versam sobre uma matéria em determinado sentido. É a aplicação da lei ao caso concreto e tem o papel de uniformizar o entendimento de todos os tribunais, garantindo segurança jurídica e auxiliando advogados e advogadas em suas petições.
Para citar a jurisprudência, você deve pegar a ementa do caso, que é o resumo dos fatos mais essenciais de uma decisão. Depois que achar a ementa, você copia e cola na sua petição da mesma forma que o julgador pôs, incluindo o recuo, dando destaque para a sua citação.
A jurisprudência é, em poucas palavras, o conjunto de decisões dos tribunais sobre uma matéria que apresente similaridades entre diferentes disputas judiciais. Trata-se, portanto, de decisões sobre um tema específico, que acabam refletindo o pensamento desses tribunais acerca do assunto.
A jurisprudência pátria trata-se de uma das fontes do Direito. A mesma consiste no conjunto de decisões judiciais sobre determinado assunto, sejam elas divergentes ou não, de tribunais ou de juízes singulares.
Os advogados devem pesquisar a jurisprudência dos tribunais onde possuem ações ocorrendo para compreender qual será a inclinação do órgão a respeito do caso analisado, dando algum tipo de previsibilidade para as partes envolvidas na disputa.
Ela é, portanto, uma forma de unificar o entendimento sobre a legislação, e ajuda a criar consenso sobre questões judiciais, o que é benéfico para a sociedade como um todo. ...
Jurisprudência é um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis A jurisprudência pode ser entendida de três formas, como a decisão isolada de um tribunal que não tem mais recursos, pode ser um conjunto de decisões reiteradas dos tribunais, ou as súmulas de jurisprudência, ...
Na sistemática do novo CPC, a súmula não pode ser aplicada como se fosse uma norma geral, devendo ser operacionalizada como um guia indicativo, ou seja, um indício de solução para o caso concreto.