Resposta: Toda reta cuja distância ao centro do círculo seja igual ao raio só tem um ponto comum com a circunferência, sendo por isto uma tangente, e conseqüentemente é a perpendicular ao raio que passa por este ponto de contato.
Vem do Latim tangens, "o que toca", do verbo tangere, "tocar", de uma fonte indo-europeia tag-, "tocar, manusear". Em 1583, o matemático dinamarquês Thomas Fincke foi o primeiro a usar o termo latim līnea tangens (linha tocante), na sua obra Geometry rotundi. ...
Reta secante: Uma reta é secante a uma circunferência se essa reta intercepta a circunferência em dois pontos quaisquer, podemos dizer também que é a reta que contém uma corda. Reta tangente: Uma reta tangente a uma circunferência é uma reta que intercepta a circunferência em um único ponto P.
Quando o ponto for externo à circunferência, deveremos encontrar o ponto de tangência utilizando a distância do centro da circunferência até a reta tangente, pois, assim, iremos determinar o valor do coeficiente angular da reta tangente, que, por sua vez, determinará a equação da reta tangente.
Se as retas são tangentes, sabemos que a distância do centro até a reta tangente deverá ser igual ao raio. Esta reta tangente deverá passar pelo ponto P(√2, 0). Com a equação da reta temos condições de calcular a distância do centro da circunferência até a reta tangente.