A goma fresca (ou goma hidratada) é a fécula de mandioca hidratada e já está pronta para ser usada – coloque-a diretamente na frigideira e em poucos minutos terá a sua tapioca. Para saber se o produto que está comprando é a goma fresca, veja se na lista de ingredientes constam "fécula de mandioca e água".
É necessário hidratar a tapioca antes de seu preparo, mas é importante lembrar que não pode hidrata-la por muito tempo. Caso você esqueça os grãos hidratando, possivelmente sua tapioca ficará com a textura muito firme.
Ele é feito na frigideira utilizando a goma de mandioca, também chamada goma de tapioca. Quando esmagada, a mandioca solta uma espécie de "leite". Esse ingrediente, depois de passar por um processo de secagem, produz como resultado a fécula, um pó fino e branco.
A Tapioca ou goma é a fécula extraída da mandioca, usualmente preparada em forma granulada. Trata-se do ingrediente principal de algumas iguarias típicas do Brasil, como o beiju, quitute indígena descoberto pelos portugueses em Pernambuco no século XVI.
A Tapioca se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos ou doces ajuda a emagrecer, porque é ótima para diminuir o apetite. Trata-se de uma boa alternativa ao pão, que pode ser integrada na dieta para variar e aumentar o valor nutricional da alimentação.
Goma x farinha de tapioca A goma vem em pedaços grandes, como um bloco. Aí você precisa peneirá-la, usando uma peneira de tramas largas, para poder chegar à farinha. Ou então comprar a goma já peneirada e hidratada (famosa farinha) que vende nas feiras e supermercados.
A receita de goma de tapioca leva apenas dois ingredientes: polvilho doce e água
Tapioca granulada (farinha granulada) A tapioca granulada é o mesmo que tapioca quebrada, tapioca flocada e farinha granulada. ... Ao hidratar tapioca granulada ela expande e adquire uma textura gelatinosa, sendo indicada para preparar receitas de bolos, pudins, cuscuz, mingaus, papas, dadinhos de tapioca e empanados.
Após aberta, a goma deve ser refrigerada. Como a tapioca é mais úmida do que outros alimentos em pó – como o café –, mantê-la na geladeira evita a proliferação de micro-organismos. Por ser um produto de origem animal, a regra é que vá para a geladeira.