O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é o resultado da passagem de uma corrente elétrica pelo ar ou por outro meio isolante — como o óleo, por exemplo. ... Isso ocorre porque, quando uma corrente elétrica passa por um meio isolante, é normal que ondas de pressão se formem pelo ar.
Um arco elétrico é basicamente um feixe de descargas elétricas que acontece entre dois polos, um negativo e um positivo, que é mantido pela formação de gases que se tornam um meio condutor para a corrente elétrica, gerando assim calor suficiente para ser usado na soldagem, derretendo metais em altíssimas temperaturas.
Os arcos elétricos produzem calor intenso, causam explosões, ondas de pressão, entre outros efeitos, representando riscos aos trabalhadores expostos a esse fenômeno.
O arco elétrico ocorre quando há uma ruptura dielétrica na qual produz uma descarga elétrica. O termo arco elétrico é o mais comum, mas ele também pode ser chamado de arco voltaico ou curto-circuito como é popularmente chamado.
O arco elétrico, no passado conhecido como arco voltaico, é o resultado da passagem da corrente elétrica pelo ar ou outro meio isolante, como por exemplo o óleo. Entre os profissionais acidentados trabalhando com eletricidade uma significativa quantidade sofreu as consequências de um arco elétrico.
é o nome dado genericamente ao fluxo intenso de corrente elétrica que se forma entre dois eletrodos energizados com alta voltagem, colocados próximos um do outro. No arco voltaico tradicional de carvão, dois eletrodos deste material são colocados em contato e a seguir, lentamente, ligeiramente afastados.
O arco elétrico é a fonte de calor mais utilizada na soldagem por fusão de materiais metálicos, pois apresenta uma combinação ótima de características, incluindo uma concentração adequada de energia para a fusão localizada do metal base, facilidade de controle, baixo custo relativo do equipamento e um nível aceitável ...
O calor intenso gerado por um arco pode resultar em queimaduras graves e combustão das roupas. A abordagem restrita está mais próximo a um condutor energizado (exposto) e existe maior risco de choque. A NFPA 70E é o principal padrão de segurança norte- americano para trabalhar com equipamentos elétricos.
A temperatura no ponto de origem de um arco elétrico pode atingir até 20.000 °C, muito superior à temperatura suportada por qualquer material conhecido, quase quatro vezes maior que a temperatura do Sol.
O limiar típico de arcos autossustentáveis pode ficar em torno de 2 volts em CA com uma corrente de falta aproximada de volts).