Decisão sobre alocação de capital é o processo em que o gestor de uma empresa ou fundo de investimento decide sobre onde e como serão empregados os recursos. O objetivo da decisão sobre alocação de capital é sempre o de obter o máximo resultado possível tanto em termos de produção quanto de ganhos financeiros.
A alocação de ativos é uma estratégia de investimentos que potencializa os retornos e dilui os riscos da carteira através da diversificação. Desse modo, a intenção é selecionar ativos de diferentes classes para que a carteira fique diversificada e os riscos sejam reduzidos.
Significado de Alocação Ação de destinar recursos (verbas) para uma associação ou para propósitos determinados: alocação de custos. Divisão dos elementos de produção acessíveis ou relacionados com indivíduos entre companhias (empresas) que disponibilizam o desenvolvimento de bens ou serviços.
1. Alocação estratégica de ativos. A alocação estratégica é considerada como a estratégia mais simples para um investidor compor sua carteira.
Após depositar recursos financeiros na conta da corretora, o investidor poderá começar a operar na bolsa, registrando ordens de compra e venda de ativos no home broker, um sistema conectado com o mercado de ações. Quando uma proposta de compra tem o mesmo preço de uma ordem de venda, o negócio é realizado.
Uma taxa de alocação é uma porcentagem do dinheiro ou investimento de capital de um investidor que vai para um investimento final. A taxa de alocação na maioria das vezes se refere ao montante de capital investido em um produto livre de quaisquer taxa que possam ser incorridas através da transação de investimento.
Alocação de recursos é o termo que utilizamos para descrever o plano que uma empresa desenvolve para distribuir as ferramentas de que dispõe para completar um projeto.
Alocação estratégica Trata-se de um dos modos mais simples de estratégias de carteira. Como ela se baseia em um formato estático e está mais preocupada com o longo prazo, nessa estratégia não ocorrem muitas novas ponderações da carteira. Define-se o percentual que será alocado no início e deve seguir com ele até o fim.
A alocação dinâmica é utilizada por investidor que modificam a sua carteira de investimentos de acordo com o cenário econômico. Isto é, o posicionamento em cada classe de ativo vai depender das expectativas do próprio investidor em relação ao futuro de curto prazo do mercado financeiro.