Quando um estímulo se inicia, o potencial de ação atinge certa amplitude e logo decresce a um valor menor, que depois se torna estável. A este fenômeno chamamos adaptação. Esta propriedade dos receptores interfere bastante na capacidade de atuação destes.
CLASSIFICAÇÃO De acordo com a natureza do estímulo que são capazes de captar, os receptores sensoriais são classificados em quatro tipos básicos: Quimiorreceptores Termorreceptores Mecanorreceptores Fotorreceptores Nociceptores QUIMIORRECEPTORES Especializados na detecção de substâncias químicas; Localizam-se na língua ...
Conforme o local de onde captam estímulos, os receptores sensoriais podem ser classificados em três tipos básicos. Exteroceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do ambiente, como luz, calor, sons e pressão. Proprioceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do interior do corpo.
* ADAPTAÇÃO DOS RECEPTORES SENSORIAIS Todos os receptores sensoriais se adaptam parcial ou totalmente ao estímulo após algum tempo Com estímulo sensorial contínuo, há uma frequência inicial muito elevada de emissão de estímulos, até que essa frequência vai se tornando cada vez menor; por fim muitos deles não respondem ...
O sistema somatossensorial se espalha por todas as partes principais do corpo dos vertebrados. Consiste em receptores sensoriais e neurônios aferentes na periferia (pele, músculos e órgãos, por exemplo), até neurônios mais profundos no sistema nervoso central.
Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.
Existem receptores sensoriais em todos os órgãos do corpo, embora a pele seja o "órgão somestésico" por excelência. ... Os corpos celulares que dão origem a essas fibras ficam localizados nos gânglios espinhais: são eles os neurônios primários do sistema somestésico.