Os sulcos corticais são aquelas reentrâncias que todos têm no cérebro, que conferem aquele aspecto "engurugujado" dele. Acentuação destes sulcos frequentemente é relacionada ao envelhecimento, onde eles vão se acentuando devido a uma atrofia, contudo o sr(a) é jovem.
Estudos confirmaram a presença de alargamento dos sulcos e fissuras corticais nas esquizofrenias. Correlações clínicas com o alargamento dos sulcos corticais incluem deficiência cognitiva, sintomas negativos e pouca resposta à terapia antipsicótica.
Sulcos, cisternas e fissuras são os espaços cheios de líquido que circundam o cérebro. Anatômicos quer dizer que estão normais, então pode ficar tranquilo.
Fissuras e Sulcos Cerebrais As superfícies dos hemisférios cerebrais são constituídas por depressões e saliências, onde existem invaginamento do tecido cerebral, chamados de fissuras e sulcos, que pela sua alternância formam as circunvoluções cerebrais ou giros cerebrais.
o que é FISSURAS SYLVIANAS numa tomografia computadorizada? São os nomes do sulcos (fissuras) de determinada região do cérebro. Veja apenas se no laudo consta alguma alteração desses sulcos / fissuras.
significa edema transependimário. coerente com alargamento de sulcos e dilataçao do sistema ventricular. há que investigar hipertensão intracraniana.
Sulco lateral (também chamado de fissura de Sylvius e fissura lateral) é uma das mais proeminentes estruturas do cérebro humano. Separa o lobo frontal e o lobo parietal do lobo temporal. Está em ambos os hemisférios do cérebro, sendo de comprimento maior no hemisfério esquerdo.
A convexidade cerebral é delimitada acima pela borda súpero-medial do hemisfério cerebral, abaixo pela borda ínfero-lateral e, à frente, pela borda supraciliar. A anatomia da convexidade cerebral é melhor sistematizada se se adota o conceito de lobo central interposto entre os lobos frontal e parietal.
TELENCÉFALO
O lobo parietal possui 2 sulcos principais: pós central e intraparietal. Além disso, possui 3 giros: pós-central, supramarginal e angular. O giro pós central fica entre os sulcos central e pós-central, onde se localiza uma das mais importantes áreas sensitivas do córtex, a área somestésica.