Ele acontece porque, quando estamos entrando no período de sonolência, há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central do cérebro, e o bocejo gera um estímulo profundo de entrada de ar na tentativa de nos manter acordados.
Muitos Bocejos Bocejar mantém o cérebro em alerta. E os bocejos não são apenas um indicador de sono ou tédio, eles podem ser também sintomas de ansiedade. Muitas vezes, mesmo que você tenha dormido, seu corpo e sua mente não estão descansando o suficiente, e no dia seguinte você está cansado.
Tá bocejando? Veja dicas para não deixar o sono atrapalhar sua jornada rumo ao Itamaraty!
O bocejo é um comportamento fisiológico que pode ocorrer durante a transição entre a vigília (estar acordado) e o sono ou vice-versa, ou em resposta à fadiga, cansaço, estresse, excesso de trabalho, falta de estimulação, fome ou saciedade.
Tá bocejando? Veja dicas para não deixar o sono atrapalhar sua jornada rumo ao Itamaraty!
Conclusão: nos dias em que se sente especialmente cansado, sem conseguir parar de bocejar, beba muita água. Um conselho especialmente pertinente se recordar que deve beber água várias vezes por dia (que também pode ser chá, leite e sumos), pelo bem da sua saúde.
- O bocejo é a maneira que o meu corpo encontra de se livrar das energias ruins que estavam sobre teu corpo, Mariana. E vou te dizer: tu estava carregada, hein, guria? Um dos fenômenos que chama a atenção dos observadores atentos é o bocejo que muitas pessoas apresentam quando estão nos centros espíritas.
Existe uma complexa rede de neurônios no nosso cérebro que está ligada ao comportamento social, à empatia e à imitação. Ela nos faz sorrir quando alguém dá um sorriso, mas também nos leva a bocejar quando alguém faz esse movimento.
Embora não se conheça a causa específica para justificar o "bocejo contagioso", vários estudos indicam que o fenômeno pode estar relacionado com a capacidade de empatia de cada pessoa, ou seja, a capacidade para se colocar no lugar do outro.
Não se sabe exatamente o que provoca o bocejo, mas sabe-se que ele é muito comum quando a pessoa está com sono ou muito cansada. O bocejo excessivo é aquele que ocorre mais vezes do que o normal, em situações não relacionadas ao cansaço ou sono.