A velocidade de uma reação química é função da composição do sistema e da variação desta composição durante a reação, isto é, a velocidade de uma reação química é avaliada pelo maior ou menor gasto de reagentes ou pela maior ou menor formação de produtos num dado intervalo de tempo.
De um modo geral, quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. ... Exemplo: se cozinharmos um alimento em panela de pressão ele cozinhará bem mais rápido, devido à elevação de temperatura em relação às panelas comuns.
Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido de sonrisal triturado e ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água. Pressão: quando se aumenta a pressão de um sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação.
São quatro os fatores que influenciam essa velocidade: a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador.
Um catalisador é uma substância capaz de acelerar a velocidade em que se processam determinadas reações químicas sem sofrer alterações, ou seja, não é consumido, mas regenera-se completamente no final. ... A reação que ocorre na presença de um catalisador é chamada de catálise.
A taxa de desenvolvimento média da reação é o modulo da taxa de desenvolvimento de consumo de um dos reagentes, ou da taxa de desenvolvimento da formação de produtos, dividido pelo respectivo coeficiente da substância na equação da reação corretamente balanceada.
Sabemos que uma reação é rápida quando os reagentes se transformam em produtos quase instantaneamente. Exemplo: a explosão de uma bomba ou uma reação de precipitação. Em reações lentas, por outro lado, os reagentes levam um longo tempo para gerar os produtos.
Uma reação lenta é a que demora a acontecer, por exemplo o envelhecimento. uma reação rápida é a que demora pouco.
Cinética química é o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam. A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo.
A cinética química estuda a velocidade das reações e os fatores que a influenciam, bem como a possibilidade de controlá-la, tornando a reação mais rápida ou mais lenta.