A teoria da pangênese (do grego pan, todo, e genesis, origem/nascimento) se baseia na proposta de que toda a organização do corpo é capaz de reproduzir a si mesma por meio de suas partes.
Pangénese ou Pangênese foi uma teoria científica obsoleta sobre a hereditariedade articulada em profundidade por Charles Darwin em 1868.
Hipócrates, o Pai da Medicina, poderia também ser aceito como um dos Pais da Genética. Por volta do ano 410 a.C., ele propôs a Pangênese - produção de partículas por todas as partes do corpo e transmissão dessas partículas para a descendência no momento da concepção - como uma hipótese para explicar a hereditariedade.
Em sua teoria da evolução das espécies, Darwin já estabelecia o princípio de que as características herdadas pelos seres vivos de seus progenitores são selecionadas pelo ambiente. Assim, os mais bem adaptados prevalecem sobre os que enfrentam dificuldades de sobrevivência.
O preformismo é uma hipótese sobre a acção genética nas características orgânicas e no comportamento dos seres humanos. Esta é uma das teorias mais antigas que considera que o ovo continha o indivíduo em miniatura.
A Teoria Cromossômica da Herança (TCH), elaborada no início do século XX, consiste na proposição de que os fatores mendelianos estariam ligados aos cromossomos.
A primeira lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação dos Fatores, foi formulada por Gregor Johan Mendel e foi publicada entre 18. Essa lei enuncia que cada característica do ser humano é determinada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.
Hereditariedade é o sistema biológico de transmissão de certas características dos seres vivos entre gerações. Para o pleno funcionamento dessa estrutura precisa-se dos genes – pedaço do DNA (ácido desoxirribonucleico) que abriga as informações genéticas.
A hereditariedade é a transmissão de caracteres de uma geração à outra. ... As primeiras noções sobre hereditariedade provavelmente surgiram com a domesticação de animais e a agricultura, pois pode-se perceber que, ao se reproduzirem, os organismos geravam indivíduos de sua mesma espécie e semelhantes aos genitores.
A seleção natural é um importante mecanismo de evolução proposto por Darwin. Ela garante que os organismos mais aptos a viver em determinado ambiente sejam selecionados. A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução.