A hipoacusia é a perda parcial ou total da acuidade auditiva, ocasionada por alguma alteração no sistema da audição e que afeta a habilidade de comunicação em crianças, pois interfere no desenvolvimento da linguagem.
A acuidade mental, ou nitidez da mente, engloba a memória, o foco, a compreensão e a concentração. À medida que envelhecemos, esses fatores começam a decair naturalmente.
Na psicologia, a acuidade perceptiva é o grau em que nossa percepção atribui sentido a realidade sem distorção relevante.
Para o diagnóstico da perda auditiva é necessária a realização da audiometria tonal e a logoaudiometria, que permitem avaliar a sensibilidade e a qualidade do processamento da informação auditiva periférica, tanto em relação à audição por frequência tonal, quanto por índice de reconhecimento de fala 2.
O que causa perda auditiva? Quando a razão não está relacionada simplesmente à idade, os fatores mais comuns são infecções, perfurações do tímpano, uso indevido de tecnologias e barulho intenso no trabalho. Algumas situações que causam a perda auditiva podem ser facilmente evitadas.
Principais sintomas
Acuidade é um substantivo feminino que nomeia aquilo que é agudo, que termina em ponta, ou seja, aquilo que é pontiagudo. Tem origem no latim acuitas. Acuidade, no sentido figurado, significa a agudeza de percepção, a sutileza de espírito, que é habilidoso, perspicaz.
1 perspicácia, sagacidade, argúcia, inteligência, entendimento, percepção, sutileza, acuição, finura, discernimento, penetração.
4 principais exames que avaliam a audição