Evolução molecular refere-se a vários processos evolutivos resultantes de alterações no DNA, RNA, e/ou Proteína. A evolução no ácido nucleico ocorre por processos mutacionais, os quais, por sua vez, provocam alterações nos aminoácidos codificados.
A Teoria da Evolução é um conceito utilizado na biologia para indicar que a variação das espécies é o resultado de um processo gradativo de evolução. Esta ideia contrapõe a Teoria Criacionista de que o universo foi criado por Deus.
Segundo essa teoria, na atmosfera da Terra primitiva não havia oxigênio (O2) e nitrogênio (N2), sendo o ar composto de gases como metano (CH4), amônia (Nh2), hidrogênio (H2) e vapores de água (H2O).
A teoria de Darwin diz que todos os seres vivos têm um ancestral em comum que passou por pequenas mudanças (hoje conhecidas como mutações genéticas). Quando essa alteração era favorável para a sobrevivência do organismo em seu meio, aumentava suas chances de sobreviver e gerar descendentes.
A introdução das teorias é feita da seguinte forma: Na década de 1920, o russo Aleksandr Ivanovich Oparin (1894-1980) e o inglês John B. S.
A evolução e o conhecimento da biologia molecular proporcionaram uma forma totalmente nova e diferente de compreender os organismos vivos. ... O entendimento do DNA, contendo as informações genéticas dos organismos, permitiu uma investigação minuciosa a nível molecular.
A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.
( ) O evolucionismo é hoje a teoria mais aceita pela ciência e defende que os seres vivos são resultado de um longo processo de evolução. ( ) Segundo o evolucionismo, ao longo do tempo ocorreram mudanças no meio ambiente; as espécies que conseguiram se adaptar sobreviveram e evoluíram; outras desapareceram.
A Hipótese de Oparin-Haldane sugere que a vida surgiu gradualmente a partir de moléculas inorgânicas, com "blocos de construção" como os aminoácidos se formando primeiro e então combinando-se para formar polímeros mais complexos.
A hipótese de Oparin e Haldane, por vezes também referida por teoria de Oparin, é uma hipótese explicativa da origem da vida, desenvolvida na década de 1920 pelos biólogos Aleksandr Oparin e Jonh B. S.