Todos os capacitores trazem indicada sua Tensão de Operação Máxima, que é o maior valor de tensão elétrica contínua que pode ser aplicado entre seus terminais sem que o componente seja danificado. ... Em eletrônica, no geral, podemos encontrar capacitores com tensão de trabalho desde 1V a até 1000V DC, ou mais.
A tensão marcada num capacitor é a tensão máxima de trabalho, ou seja, a tensão máxima que ele suporta entre suas armaduras sem queimar. Podemos sempre usar um capacitor de mesmo valor e tensão maior que a especificada, sem problemas.
O princípio de funcionamento de um capacitor acontece quando uma tensão elétrica é aplicada entre suas placas condutoras, conhecidas como "armaduras". ... Podemos dizer que a principal função de um capacitor é acumular cargas elétricas em um circuito para posteriormente descarregar estas mesmas cargas.
Ocorre que a carga armazenada pela associação é igual a carga armazenada por cada capacitor da associação. Daí, calculamos a tensão em cada capacitor, pela fórmula: V = Q/C, onde V é a tensão entre os terminais do capacitor, Q é a carga armazenada no capacitor e C é a capacitância do capacitor.
Aumentar a área dos eletrodos significa aumentar a capacitância. Isto é o que ocorre quando capacitores são conectados em paralelo. Aumentar a distância entre os eletrodos significa diminuir a capacitância e aumentar o valor de tensão.
A unidade básica da capacitância é o farad (F). Esse valor é grande demais para os circuitos comuns, portanto os capacitores caseiros são rotulados com uma das seguintes unidades: 1 µF, uF ou mF = 1 microfarad = 10-6 farads. (Cuidado: em outros contextos, mF é a abreviação oficial de milifarads, ou 10-3 farads).
Capacitor ou condensador é um componente que armazena cargas elétricas num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.