A soma de bases trocáveis (SB) de um solo, argila ou húmus representa a soma dos teores de cátions permutáveis, exceto H+ e Al³+ (SB = Ca²+ + Mg²+ + K+). A saturação por bases é um excelente indicativo das condições gerais de fertilidade do solo, sendo utilizada até como complemento na nomenclatura dos solos.
O que é CTC do solo? CTC é sigla para capacidade de troca catiônica de um solo. Em outras palavras, a CTC expressa a quantidade de cargas negativas presentes no solo. Outra forma de entendimento do conceito de CTC é através da quantidade de cátions que um solo pode reter sob determinadas condições.
Na matéria orgânica, a carga variável é negativa e tem sua origem na dissociação de hidroxilas de grupamentos carboxílicos, fenólicos, enólicos etc. Ela desenvolve-se a valores de pH bem mais baixos do que nos óxidos, sendo menos provável a ocorrência de cargas positivas nestes materiais, nas condições de pH do solo.
O teor de matéria orgânica é útil para dar idéia da textura do solo, com valores até de 15 g/dm3 para solos arenosos, entre 16 e 30 g/dm3 para solos de textura média e de 31 a 60 g/dm3 para solos argilosos.
A soma de bases (SB) nos indica o número de cargas negativas dos coloides do solo que está ocupado pelos cátions básicos trocáveis. A soma de bases é utilizado no cálculo das CTC's efetiva e a pH 7 ou potencial, no cálculo da percentagem de saturação por bases (V%) e no cálculo da percentagem de saturação por Al³+.
Ca% = Ca ÷ CTC x 100. Assim é possível se calcular a saturação de todas as bases individualmente e expressa-las em porcentagem. As bases determinadas na análise do solo são cálcio, magnésio, potássio e sódio. Estas são expressas em porcentagem como índice de saturação.
Lembrando que, em geral, quanto maior a CTC do solo, melhor será sua fertilidade. Isso porque é maior a quantidade de cátions, como cálcio, magnésio, potássio, nutrientes essenciais para as plantas.
A Acidificação do solo é um processo químico, em que o solo tem uma redução do (PH). ... Para a acidificação ocorrer no solo, ela pode ser causada a partir da emissão de águas residuais, com a chuva ácida, a emissão de gases ácidos, da água contaminada, entre outros.
As cargas eletropositivas do solo têm sua origem nos óxidos e hidróxidos (óxidos hidratados) de Fe e de Al, preferencialmente. Tal situação se dá de maneira mais significativa em condições mais ácidas de solo.
Repare que aqui temos justamente alguns nutrientes para plantas. Portanto, a CTC refere-se à quantidade de cargas negativas que o solo possui. Os nutrientes ligados (adsorvidos) pelas partículas de solo podem ficar disponíveis para as plantas e também não são facilmente carregados pelas águas das chuvas.