Ouça em voz altaPausarSujeito é um ser que tem uma consciência e experiências únicas ou uma entidade que tem um relacionamento com outra entidade que existe fora de si mesma (chamado de "objeto") . Um sujeito é um observador e um objeto é uma coisa observada.
Ouça em voz altaPausarEm sua opinião, o conhecimento se dá como relação entre o sujeito e o objeto, entre um ser cognoscente e um objeto cognoscível. ... A razão seria essa capacidade que o ser humano tem, partindo de princípios a priori, representar e conhecer o mundo. Desse modo, o conhecimento só lida com fenômenos.
Ouça em voz altaPausarConhecimento é a forma que aprendemos o mundo. É a relação entre sujeito e objeto, onde o sujeito é aquele que aprende e o objeto aquilo que é aprendido. Quanto mais o sujeito se aproxima do objeto, mais nos aproximamos da verdade, porém esta verdade não será a única válida ou eficiente.
Ouça em voz altaPausarO primeiro aspecto a ser ressaltado é que para além de uma questão dicotômica, a relação sujeito-objeto implica uma discussão epistemológica, na qual se prioriza ora o sujeito do conhecimento, ora o objeto da investigação, ou, a relação dialética entre ambos.
Ouça em voz altaPausarConforme Ruiz (1996, apud AGUIAR, 2008), o sujeito de uma pesquisa pode ser definido como a pessoa, o fato ou o fenômeno sobre o qual se quer saber algo.
Ouça em voz altaPausarO sujeito implicado e a produção de conhecimento científico Todo sujeito que se coloca no papel de produzir conhecimento científico é, em sentido amplo, um sujeito implicado. Este ensaio resulta da assunção da condição de sujeito implicado por um dos autores por ocasião da sua pesquisa de doutoramento.
O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais:
Ouça em voz altaPausardo sujeito sobre o objeto Pensa-se, na modernidade, num homem não mais sujeito às estruturas. Nasce a subjetividade e, num esquema sujeito-objeto, o sujeito muda de posi- ção e passa a "assujeitar" as coisas (Streck, 2013, p. 13).
Ouça em voz altaPausarO olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais: a consciência ou existência de um sujeito conhecedor; um objeto a ser conhecido; a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.
Ouça em voz altaPausarNo processo de conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.