Estética (do grego aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade) é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza, da beleza e dos fundamentos da arte.
Tem sua origem na palavra grega aisthesis, que significa "apreensão pelos sentidos", "percepção". ... A estética passou a ser entendida, ao lado da lógica, como uma forma de conhecer pela sensibilidade. Desde então, a estética se desenvolveu como área de conhecimento.
Esta integração é possível porque a sensação estética é um sentir genuíno, aberto à natureza e à arte. A experiência estética é uma sensação altamente subjetiva, tornando a realidade mais plena, dando novo sentido e significado às coisas, nos mostrando diferentes perspectivas sobre a própria realidade.
Princípios estéticos – valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. recursos naturais. opinião dos outros sobre um acontecimento, uma reação afetiva, uma ideia, um conflito.
A estética é a parte da filosofia que une a beleza, a arte, a sensibilidade humana e as concepções individuais de cada um. Ela surgiu na Grécia Antiga, com a obra Poética de Aristóteles, e tenta trazer a racionalidade do motivo pelo qual as coisas são consideradas belas, com um pensamento lógico.
O artista tem capacidade de causar a reflexão, provocando no apreciador interpretação além do óbvio, utilizando diversos conceitos de análise, com a mescla de questões técnicas e sentimentais.
A arte sempre esteve presente na vida do ser humano. ... Pode se dizer que a arte, por ser muito ligado aos sentimentos e individualidades, está muito relacionada à filosofia. Na filosofia, o estudo da natureza de beleza, o estudo daquilo que é belo é conhecido como estética.
Princípios políticos – garantia dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. Princípios estéticos – valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.