As moléculas quimiotáticas se combinam a receptores específicos na superfície celular. Esta ligação leva a eventos de transdução de sinal no interior dos leucócitos, suscitando a montagem dos elementos contráteis do citoesqueleto, imprescindíveis para o movimento dessas células.
Substâncias químicas que atraem ou repelem células. O conceito denota especialmente aqueles fatores liberados como um resultado de lesão tecidual, invasão microbiana, ou atividade imunológica, que atraem LEUCÓCITOS, MACRÓFAGOS ou outras células ao local da infecção ou agressão.
Resumidamente, a diapedese é a saída dos glóbulos brancos dos vasos sanguíneos. Por quimiotaxia, os neutrófilos e monócitos são atraídos até o local da inflamação, passando a englobar (emitindo pseudópodes) e a destruir os agentes invasores. Este fenômeno designa-se fagocitose.
Dessa forma, a quimiotaxia de leucócitos durante a resposta inflamatória é um processo que envolve interações entre moléculas de adesão presentes nas superfícies dos leucócitos e das células endoteliais, que são específicas e complementares (CRONSTEIN; WEISSMANN, 1993).
Reação de orientação de um organismo ou de uma célula na direção - ou na direção oposta - a um determinado estímulo químico. Esta característica é de extrema importância nos fenómenos de inflamação ou de resposta imunitária.
Quimiocinas são uma grande família de pequenas citocinas e seu peso molecular varia de 7 a 15kDa. As quimiocinas e seus receptores são capazes de controlar a migração e a residência de células imunes.
A quimiotaxia é a orientação ou movimento de um organismo ou célula em relação a agentes químicos. A quimiotaxia é o fenômeno pelo qual as células bacterianas direcionam seus movimentos de acordo com certas substâncias químicas em seu ambiente.
A diapedese permite que os leucócitos com capacidades fagocitárias (granulócitos e monócitos) e os linfócitos, produtores de anticorpos, possam combater a infeção do organismo imediatamente, in situ, contendo assim a sua proliferação e minimizando os danos.
Quimiotaxia, quimiotactismo, é a locomoção orientada e unidirecional ao longo de um gradiente químico, causado pela diferença de concentração de determinadas substâncias denominadas quimiotratores ou agentes quimiotáticos, que podem ser liberadas por tecidos lesados, geradas por sistemas enzimáticos presentes no plasma ...