adjetivo Que diminui. Que faz diminuir. adjetivo, substantivo masculino Química Diz-se dos, ou os corpos que têm a propriedade de desoxidar: o carvão é um redutor.
Um oxidante é um material que libera oxigênio rapidamente para sustentar a combustão dos materiais orgânicos. Outra definição semelhante afirma que o oxidante é um material que gera oxigênio à temperatura ambiente, ou quando levemente aquecido.
Na química de oxidação e redução, um agente oxidante é uma substância que é reduzida em uma reação química, causando a oxidação de outra substância. Os agentes oxidantes comuns incluem oxigênio (O2), que fornece a origem do termo "oxidação", peróxido de hidrogênio (H2O2), ozônio (O3) e gases de halogênio.
O lítio é o elemento redutor mais forte, sendo o hidrogénio um dos agentes redutores mais comuns. Todos os seres vivos dependem de reações de oxidação-redução para se manterem vivos.
Para determinar qual é o agente oxidante mais forte é necessário avaliar o valor do potencial de redução da substância. Quanto maior esse valor, mais fácil de ganhar elétrons e sofre redução, sendo um bom agente oxidante. Outro índice que auxilia na identificação, é o potencial de oxidação.
Os antioxidantes são substâncias que evitam a ação deletéria dos radicais livres sobre as células, os quais favorecem o envelhecimento celular, danos no DNA e o aparecimento de doenças como câncer.
O oxidante serve para fazer a abertura dos tons dos fios. É uma solução composta por água, creme e peróxido de hidrogênio com porcentagem de 6% (20 volumes), 9% (30 volumes) e 12% (40 volumes). Quanto maior for a porcentagem ou volume, maior dano causará aos fios.
O redutor ou agente redutor é o reagente que perde elétrons e então é oxidado. O oxidante ou agente oxidante ganha elétrons e então é reduzido. Os metais, em forma elementar ou reduzida, têm uma maior predisposição em ceder elétrons (oxidação) para outras espécies químicas que ao recebê-los se reduzem.