A permuta é um contrato em que as partes trocam objetos, imóveis ou serviços como pagamento, sem utilizar dinheiro. É o caso da permuta de imóveis, em que uma pessoa pode dar a casa própria como forma de pagamento por um apartamento com o mesmo valor, por exemplo.
Permuta é um tipo de contrato no qual uma das partes é obrigada a dar algo em troca de alguma coisa, que não seja moeda financeira. Permuta é um tipo de contrato muito comum na área da publicidade e em vários outros tipos de transações comerciais.
Uma possibilidade é utilizar a permuta de imóveis, que é a forma de contrato onde as partes se obrigam mutuamente a dar uma coisa por outra de valores equivalentes. ... Diferente da compra e venda, a permuta de imóveis não exige que o pagamento seja feito em dinheiro, mas, sim, através de bens equivalentes.
É necessário ressaltar que existe um limite legal para a torna na permuta, que não pode ser superior a 50% do valor do imóvel mais caro. Se o valor for maior que esse montante de 50%, não é mais possível se configurar uma permuta, mas sim um processo de compra e venda com dação em pagamento.
Troca de serviços ocorre quando duas pessoas chegam a um acordo no qual um presta serviço para outro como contrapartida para outro já prestado. Esta prática também é conhecida como permuta ou escambo e faz parte da história da humanidade, já que o surgimento do dinheiro ocorreu apenas há alguns séculos.
No caso da permuta financeira, as empresas repassam aos antigos donos do terreno uma porcentagem sobre o valor das vendas após pagar uma entrada, possibilitando, assim, uma flexibilidade operacional, já que o tamanho, número e valor dos futuros imóveis podem ser alterados sem pormenores. ...