Características das reações ambivalentes Sentir atração e repulsa simultâneas por uma mesma pessoa; ... Sentir necessidade de falar algo e, ao mesmo tempo, não conseguir exprimir seus sentimentos e opiniões; Sentir uma grande necessidade de agir, mas se manter passivo diante de uma situação.
A ambivalência caracteriza-se pela presença concomitante de juízos contraditórios sobre o mesmo objeto, isto é, o indivíduo sente-se atraído por dois impulsos de sentido oposto em simultâneo e fica sem saber qual deles seguir.
1. Que é dotado de ambivalência. 2. Que tem dois valores diferentes.
Além disso, uma alternativa para lidar com emoções conflitantes no dia a dia é procurar ajuda profissional, de quem realmente entende do assunto. É o caso da inteligência emocional, que pode auxiliar na identificação dos gatilhos emocionais que contribuíram para tal cenário.
1 ambiguidade, confusão, equívoco, dúvida, incerteza, hesitação, indecisão, indeterminação, irresolução, vacilação, insegurança, obscuridade, imprecisão.
O conceito de ambivalência em Bauman apresenta-se como leitura e posicionamento crítico da modernidade, em suas pretensões antropocêntricas no estabelecimento de um projeto de ordenação existencial, ancorado numa razão estatal legislativa, científica e societária, cuja invenção maior foi o homem civilizado.
Um jeito mais simples de esclarecer o significado de ambivalência é te fazendo pensar em pessoas que despertam tanto o seu amor quanto o seu ódio. Praticamente todas as pessoas já experimentaram esse conflito de sentimentos.
11) Senso de culpa e ambivalência A culpa, afirma Winnicott (1963b[1962]/2002, p. 111), tem um sentido negativo porque se relaciona com a angústia ligada à ambivalência e implica um grau de integração do ego que permite a permanência da imago do objeto bom ao lado de sua destruição.