A diferença entre países do centro do capitalismo e aqueles da periferia, quanto à proteção social, é gritante. Na periferia, houve dificuldade em completar o Estado de Bem-Estar Social, assim como as elites locais barraram os avanços da democracia.
É o discurso urbano buscando institucionalizar o real da cidade; buscando ordenar as relações que acontecem no fluxo que é a cidade, e que não pode ser abarcado pela burocracia estatal. Sinteticamente, o popular é representado no centro mais em um espaço pré- determinado, pré-estabelecido.
É um processo onde visa a construções de periferias próximas ao centro urbano,às grandes metrópoles por exemplo, a ideia central é facilitar o acesso e mobilidade social a/de todos.
No contexto brasileiro, a palavra periferia é algo típico do processo de metropolização dos anos 1960-70. O termo tem sido usado para designar loteamentos clandestinos, ou favelas localizadas em áreas mais centrais, onde vive uma população de baixa renda. ... "Não dá para pensar em periferia sem pensar em centro.
Mecanismo formado por países chamados "emergentes", o BRICS possui um grande peso econômico e político e pode desafiar as grandes potências mundiais. O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Trata-se da necessidade de repensar a política na produção, novas formas de organização da gestão e do processo de trabalho e novas tecnologias que ampliem a produtividade do trabalho e reproduzam relações sociais que sejam suporte e garantia ao sistema.
Significado de Periferia substantivo feminino Contorno ou linha que limita uma superfície curvilínea; circunferência. [Popular] Condição do que, em uma cidade, se encontra afastado da cidade, do centro urbano, normalmente local onde está situada uma população de renda mais baixa.
A separação do espaço urbano entre o centro e a periferia está ligada também ao domínio que os grupos sociais têm sobre o poder econômico e político. ... Nas periferias habitam os que não detêm esse poder, e são estes os que trabalham nas regiões centrais, sendo obrigados diariamente a se deslocarem para essa região.