Ele significa e consiste em uma evolução ou mudança positiva nas relações entre os indivíduos, grupos e instituições de uma sociedade, sendo o bem-estar social seu projeto futuro. Basicamente, o Desenvolvimento Social é entendido como um processo de melhora da qualidade de vida de uma sociedade.
O conceito de Desenvolvimento Social surge como uma expansão do entendimento das dimensões do desenvolvimento, alargando a visão de uma concepção estrita relacionada ao crescimento econômico, para incorporar outros pilares do bem-estar social, sobretudo aqueles relacionados aos direitos sociais, surgidos na primeira ...
O desenvolvimento social deve ser um dos objetivos do Estado Do ponto de vista econômico, a melhoria nas condições de vida da população se relaciona com uma maior produção de bens e serviços. Isto significa que tudo que se produz deve ser tão importante ou até mais do que o consumo básico das necessidades da população.
Difusão do conhecimento dos aspectos históricos, culturais, econômicos e sociais envolvidos na expansão da cidade e nas decorrentes alterações ambientais.
Apesar de apresentar um grande número de pessoas pobres, o Brasil não é um país pobre, mas precisa superar um quadro de injustiça social e desigualdade. ... Isso significa que ainda há muitas dificuldades a serem superadas nas áreas de educação, assistência social, saúde, distribuição de renda e emprego.
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) É o órgão do governo federal responsável por realizar a articulação entre gestores federais, estaduais, municipais e a sociedade civil para manter um sistema de proteção social no país e promover políticas de assistência social, inclusão produtiva e segurança alimentar e ...
Tal desenvolvimento é capaz de gerar riquezas e melhoria na qualidade de vida da população de uma região, enquanto contribui para o equilíbrio social, o respeito ao meio ambiente e à cultura regional. ...
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
O desenvolvimento nacional, objetivo da República previsto no art. 3º da Constituição, deve ser entendido como um processo de transformação da sociedade voltado para a realização da justiça social, que alcança a nação brasileira em sua complexidade total, identidade coletiva e peculiaridades culturais.
Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil ocupa a 73ª posição no ranking do IDH 2010, em uma lista de 169 países. O país alcançou o índice de 0,699. Apesar da evolução, continua a exibir um IDH menor que a média da América Latina e Caribe, que é de 0,704.