Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro. Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total.
Fração é a forma como expressamos uma quantidade por meio da razão/divisão de dois números inteiros. Entre os elementos que compõem essa representação numérica, temos o traço, o numerador e o denominador.
A: chamado de numerador, é o número escrito na parte superior e indica quantas partes a fração tem. B: chamado de denominador, é número escrito na parte inferior e indica o número de partes em que dividimos cada unidade.
Número inteiro em fração Se pegarmos o número 5 para representá-lo em forma de fração basta achar um número que dividido por outro número o resultado seja 5. Por exemplo: 10 : 2 ou 20 : : 60, então dizemos que: Não pare agora...
Veja que o inteiro representa 100% da quantidade existente. Por isso, a fração que representa um inteiro possui o mesmo número no numerador e no denominador. Logo, essa fração é equivalente a 1. A partir disso, podemos calcular frações do inteiro, aplicando, por exemplo, regras de três diretas.
O número fracionário a/b, em problemas que envolvem a relação parte-todo, é usado para descrever a divisão em que o todo foi dividido em b partes e foram consideradas a partes.
Multiplique o número inteiro pelo numerador. Ao trabalhar com números inteiros, basta multiplicar o número pelo numerador (número de cima) de uma fração. O denominador permanece o mesmo durante todo a multiplicação. Por exemplo: (1/3) x 7 = 7/3.
Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração. Um número inteiro qualquer não serve para representar frações de objetos.
Toda fração na forma de expressão matemática é representada de acordo com uma regra geral, seus termos recebem nomes: numerador e denominador. O numerador tem o objetivo de representar determinada parte do inteiro. O denominador representa a quantidade de partes que o inteiro foi dividido.