Significado de Colonato Entre os romanos, método de exploração da terra e tipo de relação social de produção, em que o colono e sua família ficavam ligados perpetuamente à terra que cultivavam. (Considerado uma das formas da transição do escravismo antigo à servidão feudal.).
As "leis do colonato", foram tradicionalmente vistas como um conjunto coerente de determinações jurídicas com o objetivo de prender os camponeses na terra entre os séculos III e V d.C. tendo elas por base, durante todo o século XX, prevaleceu a construção historiográfica que defendia um rebaixamento do estatuto e das ...
Tentando reverter o colapso da economia romana, muitos proprietários de terra decidiram implementar o sistema de colonato. Nesse regime, os grandes proprietários cediam parte de suas terras para pessoas pobres dos campos e das cidades.
O sistema agricultura colonato é: uma forma de exploração de propriedades rurais. realizada entre colonos ou meeiros.
Significado de Colonião substantivo masculino [Botânica] Erva forrageira brasileira, da família das gramíneas, Paspalum densum, Panicum numidianum, usada como alimento para o gado, cavalo ou outros animais; capim-da-colônia, capim-angola. ... Forma reduzida de capim-colonião.
1. Tornar ou tornar-se rural. 2. Adaptar ou adaptar-se à vida rural, à vida no campo.
A Lei do Colonato determinava que determinadas pessoas (os colonos) deveriam estar invariavelmente ligados à uma determinada porção de terra, não tendo mais o direito de migrar livremente (deixar aquela parte do Império e se fixar em outra) e nem liberdade de iniciativa econômica.
A Lei Canuleia (Lex Canuleia, no latim), aprovada no ano de 445 a.C., foi uma lei romana que permitiu que plebeus contraíssem casamento com patrícios, classe social superior a eles.
Consolidada durante o baixo império, e a crise do império romano, o colonato consistia em relações entre grandes proprietários rurais e servos, que ganhavam proteção e um pouco do produzido, em troca de trabalhar e produzir nas terras do senhor feudal.
A economia romana foi marcada por duas atividades principais: a agricultura e o comércio. No Império Romano havia uma certa estabilidade econômica, e, portanto, conseguiam manter uma única moeda corrente, as tarifas alfandegárias eram baixas e as estradas e os portos eram protegidos.