Matriz nuclear: estrutura fibrilar que funciona como esqueleto para os cromossomos na interfase. Ainda não há consenso por parte dos pesquisadores, que a matriz celular existe na célula viva. Nucleoplasma: preenche o espaço entre componentes do núcleo, por exemplo, entre a cromatina e o nucléolo.
Matriz nuclear: A matriz nuclear funciona como um esqueleto que apoia os cromossomos, os quais possuem estrutura fibrilar. Nucleoplasma: Componente que preenche o espaço entre as estruturas presentes no núcleo, tais como o nucléolo e a cromatina.
Em biologia, a matriz nuclear é uma rede de fibras que se encontram por todo o interior do núcleo celular e é análogo do citosqueleto celular. A função exacta desta matriz é ainda discutida e a própria existência tem ainda tem sido posta em causa.
É composto pelo envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz nuclear e o nucleoplasma.
A cariolinfa, semelhante a um colóide, é constituída por água, sais minerais, proteínas e materiais que participam da síntese de ácidos nucléicos (moléculas de DNA e RNA). E também uma massa corpuscular densa, o nucléolo, um significativo acúmulo de proteínas onde se formam os ribossomos.
Porção central ou massa, bem individualizada, de uma estrutura anatómica. Parte central e fundamental do átomo, no qual está concentrada toda a sua massa. O núcleo atómico está carregado positivamente por protões e neutrões e a sua carga está equilibrada pelos eletrões que gravitam à sua volta.
A função principal dos ribossomos é produzir proteína nas células, ou seja, fazer a síntese proteica. A produção das proteínas acontece com a ação conjunta de ribossomos, enzimas, DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico).
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que: ... É no núcleo que encontramos o DNA, que comanda de maneira indireta a síntese de proteínas. O DNA é usado como molde para a síntese de RNA. Este, por sua vez, é utilizado na síntese de proteínas.