Locus gênico Locus na genética é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético. A lista organizada de locus conhecidos para um cromossomo é chamada de mapa genético, que é um processo de determinação do locus para um determinado carácter fenotípico.
Significado de Locus substantivo masculino Lugar determinado; local específico. [Genética] Local determinado que um gene ocupa num cromossomo: os genes alelos relativos ao caráter hereditário ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. Etimologia (origem da palavra locus). Do latim locus, lugar.
Os Genes Alelos são uma variação de genes. São caracterizados por estarem localizados no mesmo lugar nos cromossomos homólogos, o lócus. O gene é responsável por armazenar e reproduzir os dados genéticos de um indivíduo.
Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Os genes alelos podem ou não determinar o mesmo aspecto. Um exemplo é que uma pessoa pode ter um gene que determina a cor dos olhos castanhos e outro gene que determina a cor azul.
[ Genética ] Cromossoma que faz parte do património genético do indivíduo, mas não participa na determinação do sexo. Grafia no Brasil: autossomo. Grafia no Brasil: autossomo.
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
1 loco, lócus.
Função do gene e alelo São essas cadeias codificadas que dão as características de cada indivíduo, como a cor dos olhos e o tipo sanguíneo. Já o alelo é uma variação de um gene. Eles levam à codificação de diferentes cadeias de RNA e, portanto, diferentes características.