A mácula é uma pequena região no centro da retina, que permite que uma pessoa possa ver detalhes. As células sensíveis à luz da mácula, conhecidas como fotorreceptores, convertem a luz do campo visual em impulsos elétricos e, em seguida, transferem os impulsos para o cérebro através do nervo óptico.
A forma de tratamento mais adequada para combater a degeneração macular é a cirurgia a laser. Basicamente ele é aplicado nos vasos sanguíneos da retina para reverter o quadro e impedir que a doença progrida.
O que é uma Mácula: Mácula é uma mancha, uma marca de cor diferente que marque uma sujeira. No sentido figurado representa algo vergonhoso, que causa efeito negativo na reputação da pessoa.
Como o próprio nome indica, uma das causas da degeneração macular relacionada à idade é o processo de envelhecimento. Com o passar do tempo, as células vão perdendo eficiência e função e a mácula também perde desempenho. Em algumas pessoas, isso acontece muito lentamente, mas, em outras, o processo é acelerado.
O principal sintoma da degeneração macular é uma dificuldade na visão central. Geralmente ela vê uma "mancha" na parte central que impede que ela veja com nitidez os detalhes mais importantes da imagem.
A cirurgia de degeneração macular relacionada à idade é feita a laser, de modo que os vasos sanguíneos sejam destruídos por meio da incidência de laser argon. A aplicação é feita de maneira direta, garantindo que a retina ganhe um aspecto relativamente normal, o que elimina as principais dificuldades de visão.
Já a degeneração macular "úmida", nos estágios iniciais, pode ser tratada com raios laser. O tratamento é realizado no consultório, apenas com o uso de colírios anestésicos, e normalmente é indolor.
A DMRI afeta a área central da retina (a mácula). Sua principal característica é o surgimento de uma mancha que resulta na baixa visão. Assim, a pessoa vai ter cada vez mais dificuldades de enxergar com nitidez, podendo perder totalmente habilidades como ler e dirigir, por exemplo.
O tratamento para o Buraco de mácula é cirúrgico, a vitrectomia. Na Vitrectomia é feita a remoção da membrana epirretiniana, um tecido delgado semelhante a um papel celofane que se desenvolve sobre a retina.
Em algumas pessoas, a degeneração macular progride tão lentamente que a perda de visão não é percetível durante muito tempo. Por sua vez, noutras pessoas, a doença aumenta rapidamente, podendo levar à perda de visão num ou em ambos os olhos. A degenerescência macular por si só não leva à cegueira completa.