A luta é uma das mais famosas expressões das etnias do parque. Semelhante à greco-romana, tem regras simples. Ela se inicia com os atletas ajoelhados, girando em círculos, agarrados um ao outro.
As lutas indígenas são aquelas tradicionais dos povos indígenas brasileiros, sendo modalidades de artes marciais e um estilo de vida. Um importante exemplo dessas lutas é o HUKA-HUKA. As lutas africanas são bastante diversas e se originaram de vários países desse continente. Os principais exemplos são o LAMB e o DAMBE.
HUKA-HUKA é uma luta corpo a corpo, criada pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. Ela é bastante praticada nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas.
No ritual, um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os adversários chamando-os pelo nome. Então os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário. Eles se encaram e começam a luta.
Idjassú é um estilo de wrestling tradicional brasileiro dos Karajá do Tocantins. Se diferencia do huka-huka, principalmente devido aos atletas iniciarem a luta em pé, se agarrando pela cintura, até que um consiga derrubar o outro ao chão.
Os indígenas possuem como objetivo central de sua movimentação política a conservação e delimitação de áreas indígenas, ou seja, terra. ... A luta do movimento indígena no Brasil abrange muito mais do que apenas o território físico. Uma de suas grandes exigências é a possibilidade de manter sua cultura, seu modo de vida.