Caos (em grego: Χάος, transl.: Cháos), na mitologia grega segundo Hesíodo,é o primeiro deus primordial a surgir no universo, portanto a mais velha das formas de consciência divina. ... Caos significa algo como "corte", "rachadura", "cisão" ou ainda "separação".
Significado de Caos substantivo masculino Confusão geral dos elementos da matéria, antes da suposta criação do Universo, do aparecimento dos seres, da realidade ou da natureza; cosmos. [Figurado] Estado de completa desordem, confusão de ideias. [Figurado] Amontoado de coisas que se misturam; bagunça.
Nos poemas órficos (e.g. Teogonias F 54, Teogonia rapsódica F 111), Crono, o tempo, era o pai de Éter, Caos e Érebo. Na teogonia órfica conservada por Aristófanes (Aves 693-702), Caos coexistia, no princípio, com Nix, Érebo e Tártaro, e posteriormente se uniu a Nix.
Mito do Caos Porque era um deus primordial, Caos teve a capacidade de criar espontaneamente, ou seja, sem fecundação, outras importantes criaturas. Também consideradas deuses primordiais, Caos é tido como o pai de Nix, a deusa da Noite, Érebro, deus da Escuridão, Gaia, a deusa da Terra.
Caos, junto com sua filha Nix, teria gerado as Moiras, deusas do Destino, cego a todos os mortais e deuses imortais: Cloto, em grego significa fiar, segurava o fuso e tecia o fio da vida, atuava como deusa dos nascimentos e partos. Láquesis sorteava o quinhão de atribuições que se ganhava em vida.
Caos, junto com sua filha Nix, teria gerado as Moiras, deusas do Destino, cego a todos os mortais e deuses imortais: Cloto, em grego significa fiar, segurava o fuso e tecia o fio da vida, atuava como deusa dos nascimentos e partos.
Deusa da Terra, Mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta, Gaia é também conhecida por Geia, Gaea ou Gê.