Lei das Oitavas: essa foi proposta por John A. R. Newlands (1837-1898), em 1864. Ele colocou os elementos agrupados de sete em sete, em ordem crescente de massa atômica, e observou que o primeiro elemento tinha propriedades semelhantes ao oitavo, e assim por diante.
Newlands observou que os elementos químicos presentes em uma mesma linha horizontal de oitavas diferentes apresentavam propriedades químicas semelhantes. Assim, o primeiro elemento de uma oitava apresentava propriedades semelhantes ao primeiro elemento da outra oitava e assim sucessivamente.
Em 1829, surgiu o modelo de Tríades de Dobereiner, do químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner. Os elementos foram organizados em grupos de três e cada trio apresentava elementos que possuíam características químicas semelhantes. ... Cada uma das colunas verticais possuía sete elementos.
Esta ordenação mostrava certa periodicidade. Esta classificação não servia para alguns elementos, como para o cálcio. Seu trabalho também não foi muito aceito pela comunidade científica, além de ter sido ridicularizado. Muitos falaram que ele podia ter classificado os elementos de acordo com a ordem alfabética.
Porém estas observações, o qual denominou "Lei das Oitavas", foi ridicularizada pelos contemporâneos de Newlands em virtude da comparação com a escala musical e a Chemical Society se recusou a publicar seu trabalho.
Esse modelo relacionava as propriedades dos elementos químicos às posições que eles ocupavam na sequência. O problema era que havia elementos que, apesar de estarem em posição correta na ordem crescente, apresentavam propriedades diferentes dos demais elementos situados na mesma faixa, o que invalidava o padrão.
Em 1913, o cientista britânico Henry Moseley enunciou a "Lei periódica" que diz: "As propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos".
Döbereiner verificou que em elementos como cálcio, estrôncio e bário, o átomo do elemento do meio tinha uma massa atómica aproximadamente igual à média da dos átomos dos outros dois elementos e as suas propriedades eram também intermédias entre as dos outros dois elementos.
Ao longo dos anos, com um grande número de informações adquiridas, tornou-se evidente que o comportamento químico era influenciado pela massa atômica, além de que as semelhanças nas propriedades dos elementos eram de fato reais. ... A esta observação deu o nome de Tríades de Elementos Químicos.
A história da tabela periódica começa em 1829 com a "lei das tríades" de Johann Wolfgang Döbereiner e termina com a disposição sistemática de Dmitri Mendeleev e Lothar Meyer dos elementos químicos demonstrando a periodicidade dos mesmos em uma tabela organizada.